FAMA MAGAZINE

Como Limpar e Conservar Pincéis de Maquiagem

 

Pincéis são elementos fundamentais na hora da maquiagem. Com eles é possível executar traços mais precisos e todo tipo de efeitos.

Praticamente toda a maquiagem pode ser aplicada com pincéis: produtos para a pele (primer, base, corretivo, iluminador, blush), para os lábios (batom) e para os olhos (sombra, delineador, rímel).

No entanto, para a máxima eficiência dos pincéis, precisão e saúde da pele, é fundamental mantê-los limpos e bem conservados, guardando-os em lugares apropriados.

Com algumas dicas simples seus pincéis de maquiagem vão durar, em perfeita forma, por muito tempo.Não é só sua pele que deve seguir rituais de limpeza: os pincéis de maquiagem que a tocam também.

Higienizando Pincéis de Maquiagem

Não é só sua pele que deve seguir rituais de limpeza: os pincéis de maquiagem que a tocam também.
As regrinhas são gerais: servem para qualquer tipo de pincel, dos menores e mais simples aos maiores e mais sofisticados, incluindo pincéis kabuki.
Esponjas de pó e de sombra também estão incluídas no passo a passo.
Primeiro deixe os pincéis e esponjas dez minutos de molho numa bacia com água morna.
Procure mergulhar apenas as cerdas na água: junções de metal e cabos devem ficar de fora, secos.
Em seguida passe um pouco de xampu infantil em cada um deles, esfregando-os delicadamente sobre a palma da mão para ir soltando os pigmentos da maquiagem.
Não use xampu convencional ou sabonete.

Pincéis de boca podem ser mais difíceis de limpar, já que ficam impregnados com a cera do batom.
Para limpá-los, coloque-os de molho por cinco minutos em demaquilante para olhos; em seguida, prossiga com a higienização com xampu.

Enxágue um por um na torneira. Se ainda estiverem sujos, repita a operação.

A única etapa extra – e opcional – é para pincéis de cerdas naturais: você pode usar uma gotinha de condicionador antes do enxágue final.
Enxugue-os individualmente com uma toalha e dê a cada um, com os dedos, seu formato correto.
Deixe-os secar, sobre uma toalha seca, de um dia pro outro, durante a noite mesmo. É importante que eles permaneçam deitados horizontalmente para que a água contida nas cerdas não se infiltre para as partes de metal e para os cabos.
Se você precisar limpá-los e usá-los imediatamente, poderá usar um secador de cabelo direcionado no sentido das cerdas em temperatura morna.
Mas nunca coloque pincéis ou esponjas para secar ao sol, já que ele poderá ressecá-los e consequentemente diminuir sua performance na hora da maquiagem.
Além disso, o sol poderá secar rapidamente as cerdas mais superficiais, dando a ilusão de que o pincel inteiro está seco quando, na verdade, as internas ainda estão úmidas: guardá-los nessas condições facilitará o surgimento de fungos.
Existem, também, produtos específicos para a limpeza de pincéis e esponjas de maquiagem, mas o método caseiro com xampu é mais barato e perfeitamente eficiente.
A periodicidade de limpeza pode ficar em torno de quinze dias para a pessoa comum, e de uma semana para maquiadores profissionais.
Não compartilhe pincéis e esponjas com outras pessoas: isso evitará contaminações de bactérias tanto nesses objetos quanto na transmissão de uma pessoa para outra.

Pincéis de Maquiagem: Limpeza Rápida

 

Se você está usando mais cores de maquiagem do que o número de pincéis disponíveis (nos olhos, por exemplo), poderá realizar uma limpeza rápida para que um tom não “suje” o seguinte.
ImageColoque um pouco de líquido especial para limpar pincéis num lenço de papel e faça movimentos de vai-e-vem até que a cor impregnada desapareça.
Também é possível usar demaquilante ou lenços removedores de maquiagem no lugar do líquido para limpeza – mas apenas em casos de emergência, já que a química do demaquilante poderá danificar as cerdas a médio prazo.

Retire o excesso de produto com outro pedaço de lenço de papel seco.
Lembre-se apenas de que esses métodos não substituem a higienização com água e xampu.
Conservação de Pincéis e Esponjas de Maquiagem
Pincéis e esponjas de maquiagem devem ser guardados em locais secos, portanto armários e gavetas de banheiros não são indicados.
Cogite um espaço no quarto, preferencialmente numa gaveta, mais protegidos da poeira do ambiente.

Se isso não for viável, guarde os pincéis num estojo dentro da gaveta do banheiro, de modo a isolá-los ao máximo da umidade do ar.
Não guarde todos juntos ou misturados à maquiagem: separe-os por tipos (pele, olhos, lábios). Isso vai mantê-los mais arejados e será mais fácil localizá-los na hora de se maquiar.

%d blogueiros gostam disto: