Você sabe oque é nidação? Conheça os sintomas.

Você sabe o que é a nidação? Se você estiver tentando engravidar, com certeza já ouviu falar sobre esse processo, que é o começo de tudo. Nidação é a implantação do óvulo – já fecundado – no útero.

Após a fecundação, que acontece nas tubas uterinas, o óvulo é transportado até o endométrio, onde será implantado e iniciará seu desenvolvimento, formando o feto. Esse processo pode ser sentido por algumas mulheres. Nesta matéria vamos falar dos sintomas da nidação

Sintomas da nidação
Cólica
A nidação leva de quatro a quinze dias para ser concluída, e tem diversas etapas. Um dos sintomas iniciais é uma leve cólica, que normalmente é confundida com uma cólica menstrual. O desconforto é causado pela contração das tubas uterinas, que se movimentam para poder transportar o óvulo fecundado até o útero.
Menstruei?
Com certeza você já ouviu relatos de mulheres que afirmaram terem menstruado durante a gravidez. Na verdade, o que muitos confundem com menstruação é justamente a nidação. Por volta do décimo dia do processo, pode ocorrer um pequeno sangramento, que pode chegar a durar três dias. Suas características são diferentes do sangue menstrual: algumas apresentam um fluxo bem aguado, vermelho ralo, ou parecido com borra de café.

Temperatura basal
Para quem acompanha o ciclo medindo a temperatura basal, no dia que ocorre a nidação, essa temperatura pode cair e volta a subir no dia seguinte, permanecendo alta por alguns dias. Durante o processo de nidação, é comum a sensação de “estar mais quente”.
Os sintomas tendem a desaparecer ao final do processo de implantação do zigoto, por volta do décimo quinto dia. Sangramentos a partir deste ponto são raros, e tendem a acontecer em pouca quantidade, quando aparecem. As cólicas podem permanecer, dessa vez por causa das contrações do útero.

 

 

Vale lembrar que toda mulher que engravida passa pela nidação, mas nem toda vai conseguir perceber os sintomas. Também não adianta correr para fazer o teste de gravidez se você desconfiar que está passando pela nidação. O hormônio hCG – é ele que o teste de farmácia detecta para confirmar ou não a gestação – só começa a ser produzido após o processo de nidação ser finalizado. Ou seja, se você teve o sangramento, por exemplo, vale realizar o teste quando ele tiver cessado.

 

Lembrete importante: sangramentos intensos, fora do período menstrual e que persistam por mais de 3 dias podem significar uma disfunção séria. Procure imediatamente um médico!

%d blogueiros gostam disto: