FAMA MAGAZINE

FORMAGGIO, O QUERIDINHO DOS ITALIANOS

O queijo é um dos alimentos mais antigos, e queridos, por vários povos. Com suas várias formas, e “formatos”, o queijo é um alimento feito a partir do leite de vários animais, como as vacas, cabras, ovelhas, entre outros mamíferos. O alimento é feito a partir da coagulação do leite.

Existem diversos tipos de queijos produzidos em todo o mundo. São muitos os estilos e sabores, que garantem uma diversidade incrível. E, como não poderia ser diferente, na Itália o queijo pode ser encontrado em várias formas, incluindo formas tipicamente italianas, obrigatórias para quem visita o país.

A Origem e a fama na Itália
O queijo tem sua origem no Mediterrâneo, no norte da África, e na Ásia Menor. Uma lenda diz que um pastor de ovelhas colocou leite no estômago de uma ovelha, e, ao coalhar, se transformou em queijo. Há muitas evidências, que incluem o Egito Antigo, sobre produções antigas do alimento.

Já em 1500 A.C., os primeiros registros de queijos famosos italianos, como o gorgonzola, começaram a aparecer. Foi com os antigos gregos e romanos que o queijo começou a se estabelecer ainda mais, em produção. Na Idade Média, apenas os mosteiros preservaram a tradição. Mas após isso, em épocas como a Renascença, os queijos começaram a ganhar mais espaço. E a aparecer nas mesas das pessoas.

Há, por exemplo, um tratado sobre as qualidades nutricionais do queijo, escrito pelo médico e acadêmico Vercelli Pantaleone da Confienza em sua Summa Lacticinorum, na segunda metade do século XV.

Na Itália, há uma diversidade incrível de queijos. O Parmigiano Reggiano, Grana Padano, Pecorino Romano, a famosa Gorgonzola, e a Mozarela, típicamente napolitana, são algumas das dezenas de formatos diferentes do queijo, só no país. Para acompanhar, nada como um bom vinho, também com suas muitas variedades.

Mas, formaggio?
Sim, na Itália o queijo é conhecido por Formaggio. Em latim, o termo usado para o alimento era caseus. Que gerou a palavra em inglês cheese, o kãse alemão, além do nosso termo em português, queijo. Entretanto, entre os legionários, o termo era formaticum, o que indicava uma “forma” deste produto, o caseus formatus.

Assim, de formaticum, o termo que era usado pelos oficiais romanos, derivou-se um novo termo para o queijo, em outros idiomas. Assim, o italiano entende o produto como formaggio. E o francês chama o alimento de fromage, além de derivações em catalão.

Mas, independente do idioma, não tem como negar a importância do formaggio, ou do queijo, não é mesmo? E buscando a sua Cidadania Italiana com o reconhecimento na Itália, você poderá ter a oportunidade de conhecer os mais variados sabores do alimento no país.

Tem direito à Cidadania Italiana? Veja aqui como obter a sua.

%d blogueiros gostam disto: