FAMA MAGAZINE

Yona Cakes inova na confeitaria com chantilly flexível e papel comestível

A arte da confeitaria e todo o seu amplo leque de opções de texturas e sabores se renovam constantemente. A implementação de novas técnicas e receitas buscam o resultado de bolos cada vez mais gostosos, resistentes e belos. Os caminhos para a inovação passam por duas vertentes, criar uma técnica inédita ou inovar utilizando materiais e técnicas já conhecidas, mas, que merecem ser vistas com um novo olhar.

 

O uso do Papel Comestível

O papel comestível é um elemento conhecido da confeitaria e é utilizado na forma de folhas estampadas ou impressas em casas do ramo. A cake designer, Yoná Muniz, propõe que o mesmo seja totalmente modelado e pintado à mão. Seus trabalhos com papel comestível têm despertado a atenção. “É um material que amo usar! Ao olhar para um bolo, imagino que é uma tela aonde posso imprimir toda a minha arte, escolhi o papel como um dos meus materiais prediletos para criar cores e formas”, afirma. Seus bolos comprovam que o papel comestível merece ser revisitado e o seu uso ampliado.

 

A técnica do Chantilly Flexível

No caso do Chantilly Flexível a inovação se dá por sua consistência e durabilidade, somadas à arte do uso do bico de modelar pétala a pétala. Yoná Muniz declara que, “depois que o chantilly flexível se estabiliza, fica resistente a variação de temperatura e também possibilita mais segurança ao ser transportado, por manter-se mais firme.” A perfeição das rosas feitas com ele em nada deixa a desejar diante do amplo leque de receitas de chantilly. “Vale ressaltar que nesta técnica as flores secam sem a necessidade de irem para geladeira ou freezer e não se desfazem caso sejam tocadas durante o trabalho”, afirma a cake designer.

 

Yoná Muniz mora há doze anos em Manchester, Inglaterra. Filha de padeiros, logo deu seus primeiros passos no ofício. Ao mudar-se para a Europa somou à sua experiência a profissionalização em cursos com chefs renomados. A cake designer cumpriu agenda dos seus cursos aberta no mês de maio em Lisboa e Manchester. Em Londres, as aulas serão nos dias 8 e 9 de junho e também uma nova turma em Manchester no dia 15 de junho.  Em breve, ela segue com agenda de cursos no Brasil e na Itália. As técnicas das aulas serão Modelagem e Pintura em papel Hóstia e Flores em Chantilly Flexível. As inscrições estão abertas!

%d blogueiros gostam disto: