FAMA MAGAZINE

Partido britânico que é contra a saída do Reino Unido da União Europeia anuncia nova líder

Os Liberais Democratas britânicos anunciaram, nesta segunda-feira (22), que Jo Swinson será sua nova líder. Ela assume o cargo no partido, que é contra a saída do Reino Unido da União Europeia, das mãos de Vince Cable, que anunciou em maio que deixaria o posto.

“Acreditamos que o melhor futuro do Reino Unido é como membros da União Europeia, e é por isso que eu, como sua líder, farei o que for preciso para impedir o Brexit”, declarou Swinson após o resultado.

Swinson levou 47,9 mil votos de membros do partido, contra 28 mil de Ed Davey, seu único concorrente. Os Liberais Democratas têm 12 dos 650 assentos no Parlamento do Reino Unido.

Os conservadores britânicos devem nomear Boris Johnson como líder e primeiro-ministro na terça-feira (23) – um homem que prometeu tirar o país da União Europeia em 31 de outubro.

Mas o futuro do Brexit está na balança, sem uma clara maioria no Parlamento por trás de Johnson e uma profunda divisão sobre como, quando e mesmo se a Grã-Bretanha deveria seguir com a decisão do referendo de 2016 – de deixar a União Europeia.

Swinson, a primeira mulher a liderar o partido, construiu sua campanha em torno de cimentar os Liberais Democratas como o ponto de encontro para aqueles de todo o espectro político tradicional que se opõem ao Brexit.

%d blogueiros gostam disto: