FAMA MAGAZINE

A história de como a família do premiê britânico Boris Johnson apagou seu sobrenome turco

Se a trisavó do primeiro-ministro britânico não tivesse mudado o nome da família, o Reino Unido hoje poderia ser comandado por um homem chamado Boris Kemal.

A história de como a família de Boris Johnson apagou seu sobrenome de origem turco-otomana, substituindo-o por um inglês, não foi conhecida por muitos anos, até o então prefeito de Londres descobri-la em 2008 em um episódio do programa Who Do You Think you Are? (Quem Você Pensa Que É?, em tradução livre), da BBC, em que celebridades britânicas investigam as origens de suas famílias.

Em 2019, em meio à disputa pelo cargo de primeiro-ministro, sua biografia voltou a ser comentada em detalhes. Johnson assumiu o cargo nesta semana, após a renúncia de Theresa May em meio a impasses sobre o Brexit, como é chamada a saída do Reino Unido da União Europeia.

Exílio e nascimento

O avô de paterno do premiê, Wilfred Johnson, nunca havia falado sobre o assassinato de seu pai, Ali Kemal, um político e jornalista, na década de 1920.

Intrigado pelo nome estrangeiro do bisavô e pelo mistério em torno de sua morte, Boris resolveu desvendar o passado da família. Ele analisou documentos e foi a Istambul, na Turquia, encontrar seu primo Sinan Kuneralp, que o ajudou na investigação.

Wilfred Johnson na verdade foi registrado como Osman Wilfred Kemal ao nascer. Sua mãe, Winifred Brun, era filha do suíço Frank Brun e da britânica Margaret Johnson.

O pai de Wilfred, Ali Kemal, viajava muito, tanto à trabalho como por lazer, e havia se apaixonado por Winifred em uma de suas várias visitas à Suíça. Os dois se casaram em 1903.

Parte da oposição à monarquia na Turquia, Kemal era um jornalista proeminente no meio político do país e tinha forte convicções democratas que fizeram com que ele fosse exilado e fugisse para a Inglaterra em 1909.

No fim daquele ano, Winifred deu à luz a Wilfred, o segundo filho do casal, mas teve complicações no parto e morreu logo depois.

%d blogueiros gostam disto: