FAMA MAGAZINE

Londres e Bruxelas darão impulso a negociação de acordo para o Brexit

Londres e Bruxelas concordaram nesta quarta-feira em dar um último impulso à negociação de um acordo “muito difícil, mas possível”, antes do Brexit, planejado para 31 de outubro.

Apesar desse consenso, a reunião entre o ministro britânico do Brexit, Steve Barclay, e o negociador europeu Michel Barnier, que aconteceria na quinta-feira, foi adiada para sexta, segundo uma fonte europeia.

A reunião consistirá em um café da manhã, afirmou a fonte próxima à negociação, sem especificar o motivo do adiamento da reunião.

“Analisarão o estado das negociações após uma semana de reuniões técnicas”, anunciou um porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson.

Barnier chegou a declarar nesta quarta que a UE e o Reino Unido ainda não estão perto de um acordo.

Após dois adiamentos da data de partida, devido à rejeição do parlamento britânico ao acordo de divórcio assinado com a UE pela ex-primeira-ministra Theresa May, o Reino Unido deve deixar o bloco em 31 de outubro.

Johnson apresentou uma contraproposta de acordo na semana passada, que busca modificar o ponto mais conflitante do tratado de maio, pedindo à EU que faça concessões. E garantiu que, se as negociações não prosperarem, o país deixará a União Europeia brutalmente no final do mês.

Os líderes europeus, que apontaram dois pontos “problemáticos” em sua proposta, solicitaram modificações no texto e colocaram até o final desta semana para determinar se há uma base para chegar a um acordo na cúpula dos dias 17 e 18.

Via Época Negócios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: