FAMA MAGAZINE

Idosa de 87 anos fabrica máscaras em casa e doa para vizinhos no interior do Maranhão

Em momentos extremos, o ser humano pode ir para dois extremos. Ou mostrar o seu pior, ou o seu melhor. Durante a crise global causada pelo coronavírus, uma idosa de 87 anos, em Santa Quitéria, cidade que fica a 350 km de São Luís, no Maranhão, se sensibilizou com a falta de máscaras em sua comunidade.

Assim, ela decidiu sentar na máquina de costura e fazer suas próprias máscaras. As máscaras estão sendo costuradas em TNT, e colocados em elásticos. A iniciativa serve para doar os itens para os vizinhos que estão no grupo de risco da doença covid-19, que são idosos, hipertensos e diabéticos.

Vale lembrar que, de acordo com o infectologista Francisco Ivanildo Oliveira Júnior, máscaras caseiras podem não ser tão eficazes na prevenção ao coronavírus. “Sobre máscaras improvisadas, e temos visto muitos tutoriais delas na internet, elas não funcionam. Quando a pessoa começa a respirar dentro daquela máscara, ou principalmente falar, ela vai ficar úmida rapidamente e vai perder a eficácia. Nem papel, tecido ou qualquer outra forma improvisada”, disse.

Mesmo assim, o gesto de dona Bernarda chamou atenção nas redes sociais. A iniciativa atraiu mais costureiras, e mostrou que impermeabiliza o TNT, junto com voluntárias. Elas já produziram mais de mil máscaras.

“Aqui na cidade ninguém encontra mais nenhuma máscara. O jeito foi comprar o TNT. Eu ajudei a cortar e ela passa na máquina com o elástico. A gente vai usar para ela, que já tem uma idade mais avançada, e também para outros idosos que moram aqui no bairro”, explicou a neta da dona Bernarda, a professora Renatha Costa.

Ao G1, Renatha falou sobre a repercussão do vídeo na internet. “A repercussão foi muito espantosa pra gente. A gente está muito feliz em poder ajudar de alguma forma. Ela [dona Bernarda] está com muita vergonha de aparecer na internet, ela não tem esse costume, não é da época dela, mas ela agradece muito o carinho”, contou.

Santa Quitéria tem 30 mil habitantes, e não possui nenhum caso suspeito, ou confirmado de coronavírus. Mas a idosa já contagiou muitas pessoas, através das redes sociais. Que, junto a italianos, e britânicos, tem compartilhado ricas histórias de amor ao próximo.

Os devidos cuidados com as máscaras podem ser encontrados neste link.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: