Vídeo imagina como seria o ABBA cantando suas músicas em português

Como seria ver suas bandas internacionais preferidas cantando em português? O deepfake, tecnologia que usa inteligência artificial para simular movimentos faciais, já permite isso. Bruno Sartori, conhecido jornalista no mundo da edição de vídeos, trouxe um bom exemplo.

Em seu canal, que traz vídeos semanais sobre humor, social e política, ele usou a tecnologia para recriar um vídeo da banda sueca ABBA. O clipe, de 1976, é da música Fernando. E, no clipe, os cantores “falam em português”. Para chegar no efeito desejado, ele usou o áudio da mesma canção, mas interpretada pela cantora Perla.

Em recente entrevista, Bruno Explicou que, no futuro, filmes e séries poderão ser, além de dublados, “labializados”. Isso garantiria uma fidelidade ainda maior para as produções, além de ser inclusivo, pois pessoas surdas poderiam compreender melhor o vídeo.

No episódio, que você pode ouvir no final desta matéria, o jornalista também nos alertou sobre usos indevidos dos deepfakes em ano de eleição e pandemia, e como podemos “treinar nosso cérebro” para reconhecer o que é real e o que não é.

Veja o vídeo:

%d blogueiros gostam disto: