O Trabalho Corporativo em tempo de Coronavírus

São Paulo – SP 5/5/2020 – Isso tudo se resume em ter uma boa estratégia de comunicação interna gerando troca de ideias e permitindo a exposição de opiniões dos profissionais

Como manter uma equipe focada, comprometida e alinhada com os objetivos da empresa em meio a uma crise.

A pandemia mundial obrigou as empresas a mudarem o expediente do escritório. Hoje não importa se o computador está ligado na mesa improvisada, na cozinha ao meio de louças ou entre os travesseiros da cama. “O desafio dos líderes é ter o mesmo ritmo de produção com resultados satisfatórios”, afirma a Administradora de empresas Eliane Ferrari André Costa.

Com 11 anos de experiência desenvolvida na área Administrativa Financeira e Comercial, Eliane que desenvolve projetos corporativos acredita que o maior desafio é manter uma equipe focada, comprometida e alinhada com os objetivos da empresa em meio a quarentena determinada pelos governos de todo o mundo. “Dentre as técnicas que vamos aprendendo com cada desafio, posso destacar o que é mais importante é saber se comunicar com todos os níveis hierárquicos e departamentos”.

Atualmente as empresas que conseguiram aderir ao trabalho Home Office (termo em inglês que significa trabalho em casa) estão buscando na tecnologia soluções para que os projetos não fiquem engavetados. Reuniões virtuais, grupos adicionados aos aplicativos nos telefones estão contribuindo para que os projetos deem andamento.  Costa explica que desenvolvimento de projeto, é muito amplo e passa por várias etapas “criação do escopo, planejamento, execução, monitoramento e controle, finalização e pós-entrega – o planejamento e a comunicação sempre foram importantes e hoje em fase de pandemia são determinantes para garantir sua excelência”.

Outro fator determinante para a Administradora de empresa é demonstrar o quanto o profissional faz parte do projeto, interagir com a equipe para que seja atuante e colaborativa, e apresentar o status de cada etapa. “Isso tudo se resume em ter uma boa estratégia de comunicação interna gerando troca de ideias e permitindo a exposição de opiniões dos profissionais, essas ações possibilita o ajuste e alinhamento do projeto com o objetivo de alcançar grandes resultados independentemente de onde está sendo criado do escritório ou da varanda do apartamento – vestido com roupa social ou de pijamas”.

Assim como em outros momentos delicados da sua carreira Eliane teve que buscar soluções e analisar as respostas dos funcionários sobre o processo é primordial. “É necessário entender algumas demandas sem impactar negativamente os departamentos envolvidos. Tenho certeza de que após essa fase de reclusão obrigatória as empresas estarão mais abertas aos novos formatos de trabalho. O que interessa para o meio corporativo é que todo projeto tenha um resultado eficiente e eficaz e vimos hoje que isso é tão possível quanto estarmos todos juntos fisicamente. A gestão e liderança é que é o fio condutor desse sucesso”, finaliza a profissional.

 

Website: http://www.dino.com.br

%d blogueiros gostam disto: