Aplicativo do NHS que busca rastrear e monitorar o coronavírus já está em teste

Um aplicativo do NHS que busca rastrear a propagação do coronavírus foi lançado, em caráter de teste, na Ilha de Wight. Os funcionários do conselho de saúde testarão o aplicativo de rastreamento de contatos primeiro. E os moradores da ilha, a partir desta quinta, poderão também baixar o aplicativo.

Se os testes forem bem-sucedidos, dentro de semanas poderá estar disponível em todo o país. Ainda assim, há uma grande preocupação quanto a privacidade. Mas os ministros britânicos afirmam que o aplicativo foi projetado com a intenção de respeitar a privacidade dos cidadãos.

A discussão acontece pois o aplicativo tem como objetivo rastrear rapidamente contatos recentes de qualquer pessoa que seja positivo para o coronavírus. Tal medida poderia influenciar negativamente questões de privacidade dos cidadãos. Mas, discussões a parte, o governo explica que tal aplicativo é parte da estratégia do governo de sair do bloqueio.

Com o aplicativo, ficaria mais fácil fazer testes e rastrear contatos disseminados. Assim, seria mais eficaz o monitoramento, e a possibilidade de reduzir surtos no futuro. Com o teste bem sucedido, o aplicativo poderá chegar a todos os cidadãos em meados de maio, de acordo com Matt Hancock, o secretário de saúde do Reino Unido.

Como o aplicativo funciona?

O novo aplicativo, disponível na Google Play Store e na App Store, funcionará via conexão Bluetooth. Ele consegue registrar duas pessoas com o aplicativo a uma certa distância uma da outra, por um período específico. Se uma dessas pessoas reportar sintomas do coronavírus, todos os outros usuários que estiveram próximo desta pessoa serão alertados. E receberão instruções, como o auto-isolamento.

“O conselho exato sobre o que você deve fazer dependerá do contexto e da abordagem em evolução”, explica o NHS.

%d blogueiros gostam disto: