O mapa do coronavírus: como o vírus se propagou pelo Reino Unido

O Reino Unido, atualmente, conta com mais de 226 mil casos de coronavírus, que somam mais de 32 mil óbitos. Mas, é possível medir um pouco da situação do vírus no país, de acordo com dados levantados desde o final de janeiro, quando o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no país. Foi apenas no final de março, que os casos diários confirmados, e as mortes pela covid-19 começaram a aumentar.

No mesmo final de março, o lockdown foi decretado, com as já conhecidas restrições sociais, além de outras medidas que buscam evitar o vírus. As medidas, de acordo com informações apresentadas pelo governo, ajudou a diminuir o número de mortes no país, mas o país já é o segundo país com mais mortos pelo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. Já passou, em casos e mortes, a Itália, confirmando as previsões de que o Reino Unido seria o próximo epicentro da doença.

Hoje, mais de um mês depois do lockdown britânico, o número de casos diários confirmados estão estáveis. Londres, Midlands e North West concentram ainda os maiores casos atualmente, mas o sul de Gales e partes do nordeste do país também contam com uma alta proporção de casos.

Londres e Midlands registram mais mortes; Irlanda do Norte e sudoeste da Inglaterra menos.

Análise do ONS, o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (Office for National Statistics), avalia que locais mais pobres da Inglaterra e Gales tem mais probabilidade de mortes por coronavírus. A análise mostra que há 55 mortes para cada 100 mil pessoas nas áreas mais pobres do país. E números também mostram que o maior número de mortes aconteceu entre os idosos. O NHS England mostra que mais da metade das mortes aconteceu com pessoas de mais de 80 anos.

Dados também mostram que as mortes estão diminuindo pelo país. Mais especialmente, em Londres. Londres e Midlands registram o maior número de mortos. Enquanto a Irlanda do Norte e o sudoeste da Inglaterra registram menos mortes. Veja o mapa abaixo, da BBC, que mostra como o coronavírus se propagou no Reino Unido, até o momento:

%d blogueiros gostam disto: