Prefeitura de Liverpool está preocupada com a covid-19, após a festa do título na cidade

A cidade de Liverpool está em alerta. O prefeito da cidade disse que terá que aguardar para ver se a reunião de milhares de torcedores do clube local não causará aumento de casos de coronavírus. O Liverpool conquistou, nesta semana, a Premier League após uma fila de 30 anos. A euforia pela conquista preocupava as autoridades, antes mesmo de a bola rolar.

A polícia e autoridades de Liverpool pediram que os torcedores ficassem em casa. Mas o aviso foi ignorado, e multidões foram até o estádio Anfield, para comemorar o título nacional. O clube também pediu para que sua torcida não fosse para lá. O prefeito da cidade, Joe Anderson, disse que foi “decepcionante” ver tantos conselhos ignorados.

O chefe assistente da polícia de Merseyside, policial Rob Carden, também expressou consternação com as cenas. “Infelizmente, como vimos durante todo o período de bloqueio, nem todos aderiram aos regulamentos em vigor”, afirmou. “Embora a grande maioria das celebrações tenha boa índole, um grande número de pessoas optou por se reunir fora do estádio”.

Acrescentou que “nos próximos dias”, os torcedores só devem comemorar com parentes e amigos próximos.   “Como todos sabemos, Merseyside (a região em que Liverpool fica) foi afetado desproporcionalmente pelo Covid-19 e todos devemos fazer o que podemos evitar mais casos e mortes “.

Liverpool e a sua luta contra o coronavírus

Dados oficiais mostram que Liverpool registrou 544 mortes relacionadas ao coronavírus até 12 de junho e 1.677 casos até 25 de junho.

Anunciando que os edifícios cívicos da cidade ficariam vermelhos por uma semana, para comemorar a conquista, um porta-voz do conselho também pediu que “os fãs em êxtase tentassem manter uma orientação social de distanciamento para impedir a propagação do coronavírus”.

O executivo-chefe do Conselho, Tony Reeves, acrescentou que “é vital não perdermos os meses de trabalho duro em um fim de semana de comemoração”. Em abril, Anderson disse que temia que o reinício da Premier League levasse a uma situação “ridícula” com torcedores reunidos nos arredores de Anfield.

O clube disse na época que estava “decepcionado” com os comentários do prefeito, enquanto o grupo de apoiadores Spirit of Shankly o pediu para retratar sua declaração, acrescentando que “não havia evidências para apoiar a percepção do prefeito de que os torcedores violariam qualquer regulamento de bloqueio”.

A polícia estava presente no Anfield, porém apenas observou a festa. Não houve nenhuma tentativa de dispersar a multidão. Em declarações à BBC, Anderson disse que “havia avisado que eu estava preocupado com os números que apareceriam, não apenas fora de Anfield, mas em outras partes do centro da cidade”.

“As pessoas decidiram ignorar os conselhos”

“O encontro em Anfield foi um pouco frustrante, onde as pessoas acreditam, erroneamente, que estamos superando o pior da pandemia. “Na euforia … as pessoas decidiram ignorar os conselhos, mas acabou, aconteceu. Teremos que ver se há um aumento no coronavírus como resultado disso”.

Ele acrescentou que foi “decepcionante, da mesma maneira que foi ver as cenas na praia de Bournemouth. Mas se o Chelsea ou o Manchester City tivessem vencido a liga, teríamos visto as mesmas cenas do lado de fora de Stamford Bridge ou do Etihad.

O conselho da cidade já começou a investigar a polêmica partida entre Liverpool e Atlético de Madrid em 11 de março, pela Champions League. Na ocasião, 3 mil torcedores espanhóis viajaram para a cidade, e a Espanha já estava parcialmente bloqueada na época. Não há indícios de que a partida foi, de fato, o foco principal de contágio, mas os estudos buscam entender melhor como o jogo poderia ter impactado a situação de coronavírus na cidade.

Em maio, o cientista que liderava o projeto de rastreamento de coronavírus do Reino Unido, o professor Tim Spector, disse que permitir que o jogo acontecesse “causou maior sofrimento e morte”, enquanto a família de fãs do Reds, Richard Mawson, que morreu com o Covid-19 depois de participar do jogo, pediram um inquérito.

%d blogueiros gostam disto: