Quer ter um cérebro poderoso? Mantenha este hábito diário!

Muitos dos conselhos defendidos pelos gurus de sucesso, como acordar muito cedo e trabalhar várias horas por dia, prejudicam um hábito que é a fundação para uma boa capacidade cerebral: o ato de sonhar.

Não estamos falando apenas de sonhar acordado ou ficar preso a grandes ambições. Ter sonhos enquanto você dorme é também muito importante, segundo o site americano Inc.com.

Os sonhos acontecem em uma fase do sono conhecida como Rapid Eye Movement, ou REM. Os olhos se movem rapidamente, indicando uma atitude cerebral intensa e parecida com a que temos acordados. As pessoas costumam experimentar uma fase REM nos primeiros 90 minutos de uma noite de sono. Ela dura cerca de 10 minutos. Depois você entra e sai de fases REM, sendo que o tempo dos sonhos vai aumentando.

A última fase REM dura cerca de uma hora e acontece no final do seu período de sono. Por sua duração, esse é o período mais importante para os sonhos. Mas é justamente essa parte que fica interrompida quando resolvemos cortar horas de sono.

O que acontece quando você não sonha?

As consequências são graves, especialmente quando se prolonga a rotina de ter poucas horas de sono. Privar-se de sonhos reduz a inteligência do seu cérebro. Um estudo da Universidade da Malásia, realizado em 2017, usou nicotina para suprimir o sonho de metade dos ratos analisados. A outra metade recebeu um placebo. Quando os ratos tiveram de passar por um labirinto, aqueles com menos fases REM tinham pior aprendizado e memória. A capacidade de se locomover permaneceu a mesma.

Ou seja: se você não está dormindo o suficiente, você pode até nadar junto com os outros peixes do cardume. Mas você não está consolidado ensinamentos e se lembrando deles da mesma forma que alguém com o sono regulado. Aprendizado e memória são habilidades cruciais para o sucesso.

Como saber se você está sonhando o suficiente?

Existe um teste simples para saber se você está sonhando o suficiente. Se você ainda está sonolento nas primeiras horas do dia e precisa muito dos alarmes para acordar, é sinal de que não sonhou o suficiente, privando-se da última fase REM do seu sono.

%d blogueiros gostam disto: