Sua lista de tarefas não tem fim? Saiba como terminar o dia satisfeito

Sua lista de tarefas parece não ter fim? Ela provavelmente é longa demais. Peter Bregman, autor do livro sobre gestão do tempo 18 Minutes, enfrentava esse mesmo problema.

A solução para terminar o dia satisfeito não está nos conselhos que costumamos ouvir: simplesmente se esforçar mais, tirar inspiração de redes sociais corporativas ou começar a riscar item por item de uma longa lista. Bregman transformou uma lista de mais de 50 tarefas em uma lista de apenas uma tarefa.

Escreva só um objetivo em um post-it ou pequena folha. Contemple qual meta é a mais importante e que você mais gostaria de cumprir — não apenas qual será a mais fácil.

Essa tarefa precisa ser cumprida em apenas uma sentada na mesa de trabalho (cerca de uma hora). Não tenha como meta “escrever meu próximo livro”, mas sim “escrever a primeira página”. Só olhe para aquela longa lista original quando você terminar sua única tarefa.

Repita o processo com as outras metas. O pergaminho original não será mais uma lista de tarefas. Servirá apenas como uma memória do que você precisa fazer. Objetivos podem entrar e sair caso ganhem ou percam relevância.

“A lista de uma tarefa reflete uma escolha estratégica sobre qual será seu próximo passo”, diz Bregman. “É difícil errar nessa escolha. A intencionalidade o colocará para trabalhar até o final em algo que realmente importa para você.”

%d blogueiros gostam disto: