Cuidados com a Pele na Menopausa

A menopausa, fase em que a mulher deixa de menstruar, costuma acontecer entre 45 e 55 anos de idade. Representa o marco do final da vida reprodutiva da mulher. A menopausa pode mudar a vida da mulher, fisicamente e emocionalmente.

Durante a menopausa, acontecem uma série de alterações hormonais. Os níveis de estrogênio são reduzidos. Entre outras coisas, esse hormônio tem o papel de impulsionar a produção de colágeno e elastina, importantes para a beleza da pele. A pele fica mais seca, com redução visível de colágeno e mais flácida. As rugas e linhas de expressão ficam mais evidentes. E se a pele muda, a rotina de cuidados tem que mudar também.

Por que a pele envelhece mais durante a menopausa?

O envelhecimento da pele se torna visível com a chegada da menopausa devido aos níveis baixos de DHEA – conhecido como o hormônio da juventude. Neste período, a produção de colágeno diminui e acontece uma redução progressiva de ácido hialurônico e outros componentes que ajudam a preencher a pele, aumentando a flacidez e as rugas.

Apesar de ser comum a pele ficar mais seca na menopausa, existe sim a possibilidade de a mulher apresentar uma região mais oleosa. Com a queda do estrogênio, acontece uma acentuação de outro hormônio que não cai na mesma velocidade: a testosterona, que pode levar ao aumento de pelos, da oleosidade e da acne.

No período da menopausa, a pele pode sofrer algumas alterações como:

  • Ressecamento
  • Perda da elasticidade
  • Fica mais fina
  • Com manchas
  • Rugas
  • Sensível
  • Muito seca ou oleosa

Quais são os primeiros sinais de que a pele requer cuidados diferentes?

O estrogênio é o principal hormônio responsável pelas características femininas. Com a sua baixa, a pele fica mais ressecada e surgem pelos masculinizantes na região do buço, do queixo e da mandíbula. Além disso, um sintoma muito comum na mulher, após a menopausa, é a queda de cabelo, os fios ficam mais finos, opacos e quebradiços.

Cuidados com a Pele

Cuide na hora da limpeza da pele: Cuidado para não piorar ainda mais o ressecamento com sabonetes. Procure os mais leves e próprios para pele seca (normalmente eles fazem bem pouca espuma), de preferência próprios para o rosto. Fique longe daqueles anti-oleosidade, que vão ressecar demais. Para complementar a limpeza use um tônico facial hidratante.

Maquiagem: Nunca vá dormir com maquiagem. Durante as horas de sono, a nossa pele aproveita para se regenerar e oxigenar. Por isso é importante que cumpra os seguintes três passos: limpeza, tonificação e nutrição.

Hidratação da pele: A pele fica mais seca, isso porque as glândulas sebáceas ficam menos ativas. Por isso é importante hidratar a pele muito mais do que quando se é mais jovem. As linhas finas, principalmente, ficam muito mais evidentes se a pele está desidratada. Ao invés de usar séruns, troque por cremes mais emolientes. Até mesmo os óleos vegetais podem ser usados para hidratação. Aguns exemplos: óleo de coco, argan e rosa mosqueta.

Cuidado com a área dos olhos e o pescoço: A área dos olhos já é naturalmente mais seca, por isso exige mais atenção. Para eessa área, vale buscar um creme mais grossinho. Muita gente usa os melhores cremes no rosto e se esquece do pescoço, que acaba ficando muito mais descuidado e com mais rugas.

Use filtro solar: Apesar de muitas de nossas manchas e rugas serem causadas pela exposição ao sol aos 20, 30 anos de idade, não podemos descuidar da proteção solar. Até porque a proteção natural da pele também diminui com a idade. Não saia de casa sem aplicar um protetor SPF 30 ou mais alto, logo depois de aplicar o hidratante.

Inclua máscaras faciais: As máscaras faciais são excelentes para tratar a pele. As argilas são ricas em minerais que agem na formação de colágeno, melhorando a elasticidade da pele e ajudando a amenizar olheiras. Por ser suave, pode ser usada em peles delicadas. A aplicação frequente da máscara facial de argila reduz as manchas da pele, deixando-a uniforme e com mais vitalidade. As mais apropriadas para peles maduras são, a argila vermelha, rosa e branca.

Tratamentos Faciais

Cuidados com a Pele na Menopausa

Aposte nos melhores ativos para compor seu creme de tratamento. Os mais eficientes para essa fase são: Cremes à base de vitamina C, ácido hialurônico(hidratação), retinol e ácido Retinoico (renovação da pele e combate o foto-envelhecimento), resveratrol, pro-xylane, ácidos como o LHA, derivado do ácido salicílico, AHA, complexo de ácido glicólico e cítrico e ácido anísico.

Esses ativos ajudam a diminuir os efeitos causados pela menopausa. Eles melhoram a textura, luminosidade e reforçam a barreira de proteção contra irritações e infecções.

Procedimentos estéticos para amenizar os incômodos da pele na menopausa

  • Toxina botulínica (Botox): para reduzir as rugas dinâmicas;
  • Preenchimento com ácido hialurônico: devolve a sustentação ao rosto e minimiza sulcos, olheiras e perda de contorno;
  • Estimuladores de colágeno: melhora a flacidez da pele;
  • Laser e luz pulsada: melhoram a textura, aparência de vasos, manchas e estimulam o colágeno;
  • Radiofrequência e ultrassom microfocado: podem atuar na flacidez.

 A alimentação também precisa mudar

Cuidados com a Pele na Menopausa

Aposte em ingredientes ricos em minerais como: cálcio, selênio, magnésio e zinco, vitaminas como a Vitamina C e D, alimentos anti-inflamatórios(cúrcuma e resveratrol), antioxidantes (Frutas vermelhas e cacau) e aumente o consumo de água para melhorar a textura e aparência da pele. Não se esqueça das gorduras boas como manteiga, coco, azeite e abacate, além de uma boa dose de ômega 3.

Esse também é o momento de acabar com certos maus hábitos, como consumo em excesso de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcares e gordura, que causam vários malefícios para o corpo — desde inchaço, aumento do peso, e diabetes, além do aumento de triglicerídeos no organismo.

Exercícios Físicos

A atividade física mantém o corpo oxigenado, melhora a circulação sanguínea e limpa os poros. Ajuda a neutralizar os efeitos da tão temida osteoporose. Fazer uma caminhada na natureza ainda ajuda a promover mais bem-estar para o corpo.

Sono reparador

Uma boa noite de sono ajuda a manter a pele bonita e saudável. Os hormônios do crescimento (GH), por sintetizados durante o sono, renovam as células mortas do corpo e ajudam a pele no sistema de rejuvenescimento.

O sono reparador pode proporcionar alguns benefícios e melhora na pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição. Outro hormônio produzido à noite é a melatonina, que tem ação antirradical livre, ou seja, previne o envelhecimento.

Existem cuidados prévios? Quando começar a tratar?

O ideal é cuidar da pele em todas as idades, além de acompanhar as mudanças de suas características junto a um profissional capacitado, que vai percebê-las e ajustar os tratamentos de acordo com a necessidade. A pele da mulher passa por uma fase oleosa e acneica na adolescência, depois tende a manchas e flacidez na idade adulta até o ressecamento e a perda de elasticidade no climatério e menopausa. É importante que a mulher esteja sempre atentas às mudanças. Os cuidados com a pele, como limpeza adequada, uso do filtro e o uso de séruns e hidratantes já devem começar desde os 20 anos de idade.

%d blogueiros gostam disto: