Reino Unido prevê começar vacinação contra Covid-19 em grande escala em 2021

O principal conselheiro científico do governo britânico, Patrick Vallance, declaro nesta quarta-feira que o Reino Unido espera iniciar a vacinação em larga escala contra a COVID-19 no ano que vem.

Vallance salientou que oito dos quase 200 projetos de vacinas em andamento em todo o mundo já chegaram à fase final de testes clínicos, e algumas dessas pesquisas podem começar a produzir os primeiros resultados sobre sua eficácia e segurança antes do final deste ano. Ainda segundo ele, o Reino Unido negociou o acesso a seis dos ensaios mais avançados.

“O que já sabemos é que muitas destas vacinas estão induzindo a resposta imune correta. Os voluntários que foram vacinados geram uma resposta imunológica contra o vírus, embora não saibamos quanto tempo ele dura”, afirmou o consultor científico em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Vallance salientou que a suspensão temporária do ensaio clínico da vacina que está sendo preparada pela Universidade de Oxford e pela empresa farmacêutica AstraZeneca não é incomum na terceira e última fase.

“Uma pausa não é uma coisa boa, o melhor seria não ver nenhum efeito colateral, mas inevitavelmente alguns são encontrados, e o razoável é estudá-lo seriamente e entender o que está acontecendo”, comentou. “Acho que é de se esperar que em outros ensaios clínicos as coisas parem e depois comecem de novo”, completou.

A AstraZeneca anunciou em um comunicado que interrompeu voluntariamente os testes de sua vacina após detectar um caso de “doença inexplicada” durante os testes no Reino Unido.

“Colocamos a ciência, a segurança e os interesses da sociedade no centro de nosso trabalho. Esta pausa temporária é a prova viva de que seguimos estes princípios e que um único evento em um de nossos ambientes de estudo é investigado por um comitê de especialistas independentes”, afirmou o CEO da empresa, Pascal Soriot.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: