Pontas ressecadas: tem solução?

Quando as pontas dos cabelos estão espigadas e ressecadas, sabe-se que o melhor tratamento é cortar as pontas. Mas para quem não quer de jeito nenhum cortar as madeixas, existe um truque para recuperar a vitalidade das pontas dos cabelos.

Cabelos Mistos

A característica principal dos cabelos mistos são as raízes oleosas e as pontas ressecadas. É preciso lembrar que os fios secos podem ser ocasionados por diversos fatores, como: o grande comprimento dos fios (uma vez que as proteínas não conseguem chegar às pontas); uso de shampoos inadequados; falta de proteção solar e exposição ao sol, falta de hidratação capilar, tintas ou tratamentos químicos.

Agora, se os seus cabelos possuem essas características, a solução (ou prevenção) ficam por conta de atitudes fáceis e rápidas. A principal é usar shampoos para cabelos oleosos, com o intuito de tratar a oleosidade do couro cabeludo, ou os específicos para pontas secas e raízes oleosas. O uso de condicionadores ou máscaras de hidratação deve ser apenas nas pontas.

Umectação

Pontas ressecadas: tem solução?

Para as que sofrem com o problema de pontas ressecadas, utilizam silicones, sérum e reparadores de pontas, mas que o efeito dura apenas poucas horas e o problema não é solucionado. Por isso, o mais indicado é fazer o tratamento de umectação capilar.

Umectação é um banho de óleo. O procedimento, ideal para cabelos ressecados, repõe a umidade do fio, hidrata, diminui o volume e garante brilho, maciez e balanço aos cabelos. Deve ser feita somente nas pontas que estejam bem ressecadas. A umectação deve ser feita com óleo vegetal puro.

Benefícios da umectação capilar

Pontas ressecadas: tem solução?
  • Hidrata e nutre os fios;
  • Fortalece as madeixas;
  • Minimiza a caspa;
  • Ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;
  • Contribui para a redução da queda e da calvície;
  • Estimula o ciclo capilar e o crescimento.

Quais óleos vegetais usar?

Pontas ressecadas: tem solução?
  1. Óleo de Argan: O óleo de argan é um antioxidante natural e extremamente rico em vitamina E. Contém também Ômega 6 e 9, além de ser um composto natural fundamental para a cicatrização e irritação no couro cabeludo. Possui um poder incrível de hidratação.
  2. Óleo de Jojoba: Indicado para cabelos secos, mistos e até oleosos, devido a sua textura mais leve, o óleo de jojoba pode ser usado para tratar cabelos danificados e deixar os fios mais macios. Seu uso lubrifica e restaura o cabelo, pois ele é muito nutritivo.
  3. Óleo de Oliva: O óleo de oliva é antioxidante natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e hidratação aos fios.
  4. Óleo de Coco: O óleo de coco possui ação emoliente e nutritiva aos fios, além de proteger os cabelos contra os radicais livres e fatores externos do clima do nosso país.
  5. Óleo de Amêndoas: O óleo de amêndoas dá brilho e maciez aos cabelos maltratados, queimados, escamosa ou quebradiços. Tem função emoliente e hidratante. Saiba mais sobre o óleo de amêndoas para a pele e os cabelos.
  6. Óleo de Macadâmia: Tem ação emoliente, hidratante e antienvelhecimento. Obtido das nozes de macadâmia. É a maior fonte vegetal de ácido palmitoléico (25%) e rico em ácido Oleico. É facilmente absorvido pelos cabelos, mantendo a hidratação.
  7. Óleo de Abacate: O óleo de abacate é rico em vitamina A e com um altíssimo teor de vitamina E — um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento e garantindo uma hidratação e nutrição profunda aos fios. Saiba mais sobre o óleo de abacate.
  8. Óleo de Semente de Uva: O óleo de semente de uva é considerado um remédio natural para fazer os fios crescerem mais rápido, já que a vitamina E atua no fortalecimento e contribui para tornar os cabelos mais brilhantes e menos frágeis. Sua textura não-gordurosa permite uma rápida absorção pelos fios. Por isso, o óleo de semente de uva pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo.

Você pode utilizar esses óleos ao natural ou em produtos específicos para os cabelos. Algumas empresas comercializam produtos contendo alguns desses tipos de óleos.

Como se faz a umectação?

  • Escolha um óleo vegetal da sua preferência.
  • Passe nos cabelos secos somente nas pontas e massageie.
  • Envolva as pontas em uma touca e deixe agir por uma hora.
  • Lave os cabelos normalmente.

Faça o procedimento uma vez por semana, até a recuperação total dos fios.

Pontas ressecadas: tem solução?

Prevenção contra Pontas Ressecadas

Se suas pontas ainda não estão ressecadas, você pode tomar algumas precauções para evitar que isso aconteça:

  • Corte as pontas a cada 3 meses.
  • Evite o uso constante de chapinha.
  • Faça hidratações capilares pelo menos a cada 15 dias.
  • Ao se expor no sol proteja seus cabelos com leave-in com filtro solar.
  • O silicone e os óleos reparadores de pontas auxiliam muito, mas desde que usados apenas nas pontas. Por isso, o ideal é que as mulheres carreguem um vidrinho na bolsa, pois esses finalizadores também ajudam a assentar os fios e a manter o cabelo mais saudável, mesmo que por poucas horas.
Pontas ressecadas: tem solução?

E você, tem pontas ressecadas? O que faz para diminuir esse problema?

%d blogueiros gostam disto: