Brasil e Reino Unido discutem ampliação de comércio e investimentos

Autoridades brasileiras e britânicas realizam, nesta quarta-feira (11), a 11ª edição do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto entre Brasil e Reino Unido (Jetco, na sigla em inglês), com objetivo de discutir questões da relação bilateral em comércio e investimentos entre os países.

O encontro será realizado por videoconferência, das 11h30 às 13 horas. Após o termino, está prevista a divulgação de um comunicado conjunto com as principais conclusões e medidas acertadas.

A delegação brasileira será liderada pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, e terá também a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

A comitiva britânica será liderada pela secretária de Estado para o Comércio Internacional do Reino Unido, Liz Truss.

Na pauta, estão “as perspectivas de longo prazo para o aprofundamento da relação bilateral por meio da negociação de acordos relacionados ao comércio e ao investimento – um deles para evitar os efeitos da dupla tributação sobre as empresas que operam no mercado internacional”, diz o Ministério da Economia.

Também devem ser discutidos temas como propriedade intelectual, sustentabilidade e cooperação em fóruns multilaterais. As questões já foram abordadas em mesa redonda com representantes dos setores privados dos dois países, em 3 de novembro.

Em nota, Fendt reforça que a inserção internacional da economia brasileira é uma das principais diretrizes estratégicas do governo. “O fortalecimento dos laços comerciais com parceiros tradicionais é um passo significativo nessa direção, e acredito que Brasil e Reino Unido estão especialmente alinhados para fortalecer sua parceria.”

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: