6 maneiras de cultivar a gratidão em tempos difíceis

Mesmo nos tempos mais difíceis – inclusive nos negócios –, é importante se lembrar daquilo que faz de nós pessoas sortudas. Dessa forma, os sofrimentos parecem um pouco menores.

Para o empreendedor Chris Schembra, colunista da Entrepreneur, é importante ter essa perspectiva nos negócios. Ele enumera seis maneiras de cultivar a gratidão em tempos complicados, para que você possa sair dessa melhor do que entrou.

1. Abrace o que é negativo

Não há como negar: tempos difíceis são… difíceis. Mas, para superá-los, você precisa pensar em todos os aspectos positivos que surgiram. Escreva isso num papel e reflita sobre os resultados bons.

O processamento com gratidão das experiências negativas muda as nossas memórias. Compartilhar isso aumenta a conexão com outras pessoas – e pode ajudá-las também.

2. Seja grato pelos clientes que cancelaram

Durante a pandemia, muitas empresas fecharam devido à redução no faturamento. Mas, se um cliente não pode pagar pelo seu produto ou serviço, tenha empatia. Agradeça pela lealdade que ele teve até aqui.

No futuro, esse mesmo cliente poderá voltar e até pagar mais pelo que você vende. Isso porque você não teve medo de trazer emoção, empatia e honestidade para esse relacionamento. Lembre-se: as pessoas compram de outras pessoas, e não de empresas.

3. Não seja tão duro com prazos

Lembra aqueles funcionários que nunca perdiam uma entrega e ainda traziam docinhos para toda a equipe? Agora eles estão em casa, trabalhando e tentando ajudar os filhos a estudar remotamente.

Todos estão enfrentando mais desafios. Então, agradeça a eles por continuar a trabalhar. Eles ainda acordam todos os dias e se esforçam para fazer o melhor. Tenha empatia – se alguém perder um prazo, tente entender o que estão passando. Dê tarefas adequadas, e também dê gratidão.

4. Tenha gratidão também por você mesmo
Você é grato por quem é? É claro que todos nós queremos ser competentes e capazes. Mas, em tempos como estes, pode ser difícil nos darmos uma colher de chá. Expressar gratidão por nós mesmos melhora nossa autoestima.

5. Esquematize suas mensagens de gratidão

Um dos lados bons de tempos difíceis é que as pessoas são encorajadas a conversar. Pense em para quem você liga quando as coisas pioram. Resista à tentação de se voltar para dentro.

Para quem você nunca pensa em dar crédito ou agradecer? Diga “obrigado” também a essas pessoas. As épocas mais complicadas ficam mais fáceis quando nos reconectamos com pessoas amadas. Isso ajuda não só a nós mesmos, mas também a outros. E vale para a vida pessoal e profissional.

6. Não diga “pelo menos”

Se você está com dificuldade para dizer algo positivo para alguém, acaba recorrendo ao “pelo menos”. Mas gratidão não é uma comparação. Você não deve se sentir grato porque “pelo menos não aconteceu tal coisa”. Seja grato pelas consequências positivas que ocorreram. Ao fazer isso, você constrói uma mente positiva, não comparativa.

 

%d blogueiros gostam disto: